A Volkswagen é a montadora com maior nível de reparabilidade no país, de acordo com o ranking Car Group 2017, do CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária). A marca conquistou cinco categorias na pesquisa, que avalia o custo de manutenção dos veículos de dez segmentos vendidos no Brasil após uma colisão de baixa velocidade.
Os representantes do Cesvi foram até à fábrica da Volkswagen na Anchieta (São Bernardo do Campo), pessoalmente, para entregarem os cinco troféus. O hatch-compacto up! obteve o melhor custo de reparabilidade entre todos os veículos participantes, com classificação 10, a mesma do cross up!.
A Saveiro foi a campeã em duas categorias: picape compacta de cabine simples e picape compacta de cabine dupla.
O SpaceFox venceu no segmento de station wagon compacta.
Quanto menor a pontuação (em uma escala que vai de 10 a 60), menor será o tempo e o custo de reparo do veículo. O up! mantém, dessa forma, o melhor resultado não apenas dentro da categoria, mas também entre todos os veículos de diferentes segmentos avaliados pelo CESVI Brasil (base janeiro de 2017).
O cross up! também obteve classificação 10, sendo o primeiro entre os hatches compactos off road.
Car Group
Criado em 1997, o índice CAR Group compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e o custo de seu reparo. São realizados testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs).
Após cada impacto, é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo. É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group.
O estudo contempla automóveis fabricados no Brasil, Mercosul e importados. A atualização do ranking é feita mensalmente e serve de referência para as seguradoras calcularem os preços dos seguros dos veículos.
Volkswagen é marca com mais premios Car Group 2017
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Postar um comentário