A BMW mostrou ao mundo, ontem, o BMW i3, que vem a ser o primeiro carro de propulsão 100% elétrica fabricado pela montadora alemã. As vendas do i3 começam na Europa em novembro e, nos Estados Unidos, no segundo trimestre de 2014, com preços variando entre € 30 mil e € 35 mil, a depender dos impostos que serão aplicados. Em 2014 (segundo semestre) o carro chega ao Brasil, com preço a ser definido posteriormente.
A BMW diz que apesar de ter chegado depois ao mercado de carros elétricos, ela conta com soluções melhores, em face, principalmente, de ter optado por um projeto totalmente feito para um carro elétrico, ao contrário dos demais carros, que são adaptações de carros movidos à gasolina para andar com motores elétricos.
O projeto adotou elementos específicos para economizar energia, como: sistema de climatização que gasta 30% menos do que o convencional; lanternas e iluminação interna de LED; sistema regenerativo de energia - quando o motorista tira o pé do acelerador, o motor passa a desacelerar o carro e funciona como gerador, recuperando a energia da frenagem, para repor carga à bateria.
O BMW I3 elétrico é feito com uma carroceria que incorpora partes de alumínio e outras em fibra de carbono, combinação que garante resistência mantendo o peso em níveis baixos, ajudando a prolongar a carga das baterias de íon-lítio.
Com isso, o BMW i3 Elétrico pesa 1,2 toneladas, sendo que se fosse feito com tecnologia convencional, seu peso seria de 1.5 toneladas - peso de seus concorrentes elétricos do mercado.
Além disso, graças à elevada rigidez da carroceria, a BMW pode ousar no projeto, eliminando a coluna "B" e adotando portas traseiras com abertura inversa das dianteiras - o que facilita sobremaneira o acesso ao interior do carro.
A mecânica do BMW i3 Elétrico é composta por um motor elétrico de 170 cavalos e torque de 25 Kgfm, permitindo ao modelo acelerar de 0 a 60 km/h em 4 segundos e de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, com velocidade máxima de 150 km/h (limitada eletronicamente para reduzir o consumo de energia).
A bateria de íons de lítio tem garantia de oito anos e garante autonomia de até 190 quilômetros, podendo ser recarregada em tomadas convencionais em oito horas. A BMW vai oferecer um carregador rápido, que poderá ser instalado em casa, que garante 80% da recarga em 30 minutos.
Postar um comentário