O Toyota Prius, veículo híbrido mais vendido do mundo, já está à venda nas 139 concessionárias da marca no Brasil. O modelo, que teve sua chegada anunciada ao País durante o Salão do Automóvel de São Paulo, chega por R$ 120.830,00.
O Prius apareceu para o mundo em 1997. Desde então, cerca de 3,5 milhões de unidades já foram adquiridas por consumidores, principalmente em mercados como Estados Unidos, Europa e Japão. No Japão, aliás, é o carro mais vendido, mesmo se considerados todos à venda naquele país.
O carro é equipado com dois motores, um a combustão e outro elétrico. O motor a combustão é movido por gasolina e possui quatro cilindros em linha e cilindrada de 1798cc.
Com estrutura muito compacta, este motor se destaca por dispensar a utilização de uma correia auxiliar para mover outros componentes do veículo, como o compressor do ar-condicionado, a bomba de água e a assistência elétrica da direção, que funcionam com a eletricidade gerada pela potência do sistema de baterias, colaborando para a redução do consumo de combustível.
O motor elétrico, por sua vez, possui potência de 650 Volts e é dotado de corrente elétrica alternada trifásica e funciona em sincronia com o motor a combustão, para potencializar o desempenho em altas velocidades e impulsionar as rodas quando o veículo estiver funcionando exclusivamente no modo elétrico. A potência combinada dos motores é de 138cv.
Dotado de muita tecnologia, o Prius reúne em seu projeto diversas formas de economia de combustível. A tecnologia Toyota Hybrid Synergy Drive utiliza uma potente bateria autônoma, que alimenta o motor elétrico, com potência máxima de 27 kW.
Isso permite que em trechos urbanos com velocidade até 50km/h, em média, apenas o motor elétrico seja acionado, o que significa que nenhuma gota de combustível está sendo utilizada. Para velocidades superiores, os motores elétrico e a gasolina trabalham em conjunto, com média de consumo de combustível de 25 km/l.
Estilo:
O Prius apresenta um desenho exterior atrativo, com personalidade própria e característica aerodinâmica compacta, privilegiando a estabilidade e o silêncio ao dirigir.
Dentro da premissa “desenho exterior ótimo, interior máximo”, o Prius reúne o que há de melhor em ergonomia e conforto. Baseado na filosofia Toyota de desenho “Vibrant Clarity” (Clareza Vibrante, em português), os componentes interiores do Prius criam uma atmosfera aconchegante aos ocupantes.
O Prius dispõe de assentos, painéis, portas e volante com forração em couro. Estes elementos valorizam o modelo, proporcionando um aspecto de luxo e elegância. Por outro lado, os encostos dos assentos traseiros são rebatíveis no formato 60/40, possibilitando o transporte objetos longos, que extrapolam as dimensões do porta-malas.
Recarga de bateria
Por dispensar carga externa, ou seja, não ser carregado na tomada, o Prius que chega ao Brasil tem diversas formas de acumular energia. A principal delas são os freios regenerativos que permitem acúmulo de energia a cada frenagem realizada pelo condutor.
Quando o veículo desacelera ou o freio é acionado, o motor elétrico funciona como um gerador, convertendo a energia cinética em energia elétrica, carregando tanto a bateria híbrida quanto a bateria regular do Prius. Este sistema é particularmente mais efetivo em tráfego urbano, onde as acelerações e frenagem são mais frequentes.
Modos de direção
Visando a máxima economia de combustível, o Prius permite ao motorista selecionar quatro modos de condução, Normal, EV (Eletric Vehicle), Eco e PWR (Power) para otimizar a dirigibilidade de acordo com as necessidades do momento.
No modo Normal, o sistema Hybrid Synergy Drive otimiza o uso dos dois motores de forma automática, alternando a fonte propulsora de acordo com as condições de dirigibilidade.
Ao pressionar o botão EV, com o veículo completamente parado, o Prius entrará em modo 100% elétrico, permitindo uma condução em baixas velocidades sem a utilização do motor a combustão até o término da carga da bateria híbrida. Este tipo de condução é ideal para utilização em zonas urbanas e em trânsito pesado. Caso o motorista pressione o botão EV e acelere repentinamente, ultrapassando os 40 km/h, o veículo volta ao modo Normal automaticamente.
O modo ECO é utilizado para calibragem da resposta de aceleração, caso o motorista pressione agressivamente o pedal do acelerador e, ao mesmo tempo, serve para otimizar o controle do ar-condicionado, visando mínimo consumo de combustível. De acordo com a dirigibilidade e a temperatura ambiente, o modo ECO pode ajudar o motorista a obter uma redução no consumo de combustível entre 8% e 20%.
Este modo modifica a resposta do veículo em aceleração, intensificando a potência para otimizar o desempenho e o prazer ao dirigir. O modo Power oferece uma resposta máxima de aceleração até 25% superior, quando comparado com o modo Normal, e é ideal na realização de ultrapassagens e retomadas de velocidade.
O Prius oferece peças modeladas por injeção de origem vegetal em vários pontos, como nas molduras das portas, na tapeçaria das bandejas divisoras da cabine e nos bancos. Também conta com diferentes componentes de alta reciclabilidade, que se traduz em:
• 95% do Prius é recuperável
• 85% do veículo é reciclável
• 95% dos componentes da bateria de alta voltagem podem ser reutilizados
• A tecnologia Hybrid Synergy Drive empregada no Prius produz aproximadamente 44% menos CO2 em comparação com um veículo convencional da mesma cilindrada.
Consumo de combustível (gasolina)
O Toyota Prius tem os seguintes dados de consumo, segundo o INMETRO:
Ciclo urbano (cidade): 15,7 Km/l de gasolina
Ciclo rodoviário (estrada): 14,3 Km/l de gasolina
Mais fotos do Prius no Brasil
Postar um comentário