O mundo automotivo pode ser dividido em dois tipos de pessoas: as que têm o Golf GTI, e as que querem tê-lo. Não há meio termo: o carro é perfeito, sem defeitos.
Esse modelo que apresentamos nas imagens é uma unidade 2014 na cor Cinza Carbono, com o segundo pacote de opcionais, o Exclusive, e o teto solar.
O Golf GTI por fora já é arrebatador. O estilo é agressivo e sóbrio na medida certa. A frente já demonstra suas más intenções, com a parte inferior, onde estão alojados os faróis de neblina, com elementos em preto em formato de barbatanas de tubarão.
O próprio farol de neblina é dividido em três - o que gera um efeito bastante interessante e agressivo quando aceso.
Na lateral temos rodas de 17 polegadas de alumínio - as únicas atualmente disponíveis para o Brasil, já que as de 18 polegadas, vendidas na Europa, não vêm para o Brasil, já que nosso asfalto não comporta pneus com perfil tão baixo.
Na traseira temos como destaque a dupla saída de escapamento e as lanternas pretas - na realidade fumê, o que acaba por diferenciar o GTI dos demais modelos.
Aí você entra no carro, e logo se surpreende com um acabamento prá lá de bem feito. Apesar de esportivo, ele é silencioso andando em velocidades civilizadas, e não se ouvem grilos, ou ruídos parasitas. O isolamento acústico é de ótima qualidade, filtrando bem o ambiente externo.
O couro negro tem um aroma característico, e os bancos e o volante são delicadamente costurados com um fino fio vermelho, o que dá o toque esportivo ao carro. O formato dos bancos são excelentes e anatômicos, segurando motorista e passageiros mesmo em curvas feitas em velocidade.
O volante tem a empunhadura perfeita, o diâmetro correto, e, ao dirigir, você sente que está no controle total da máquina - que brinda seus ouvidos com um ruído de motor que parece uma sinfonia. Um aspecto interessante é que o GTI é suave também para andar em baixa velocidade - ele só fica "arisco" se você pisar no acelerador com vontade - situação na qual ele vai deixar quase qualquer coisa que se mova na face da Terra para trás. E bem rápido.
É claro que tudo isso são apenas as preliminares - importantes, sem dúvida - para o verdadeiro evento de prazer, que é acionar o motor - por meio de um botão start/stop - engatar o D no câmbio automático de dupla embreagem DSG de seis marchas - na alavanca de empunhadura perfeita.
E acelerar. Se estiver à noite, ao dar a seta em curvas, acende-se uma lâmpada lateral (de xênon) para iluminar a via que você vai entrar.
Sim, como ele acelera! Para qualquer mortal comum, que não seja um piloto de corrida, o desempenho que este carro é capaz de entregar está muito acima do que você sonharia andar.
Muito antes do motor 2.0 Turbo TSI de injeção direta ficar perto de diminuir o rendimento você já terá tirado o pé do acelerador, já que o sensação é a de que o carro vai sair voando, tamanha é a brutalidade da aceleração.
Mas não se preocupe se você não for um piloto profissional, o GTI tem todos os recursos para lhe auxiliar: controle de estabilidade, de tração, diferencial de deslizamento limitado, freios à disco nas quatro rodas, ABS com EBD, entre infintas outras coisas. Além disso, ele conta com sistema star-stop (que desliga o carro em paradas) e o auto-hold (que não deixa o carro descer em rampas, evitando batidas na traseira).
E se você não quiser seu desmpenho, ele ainda lhe oferecerá luxo, conforto e tecnologia como nenhum outro carro com preço até R$ 250 mil reais no Brasil. Nenhum! O sistema do GTI faz conexões Bluetooth de forma perfeita, tanto para ligações telefônicas quanto para streaming de músicas. E há também o GPS - bastante funcional -, mas que na tela de 8" (o modelo da foto tem tela de 5,8") fica melhor.
Este é o melhor Golf de todos os tempos. Se você está em dúvida entre o Golf GTI e qualquer outro carro, essa dúvida não tem razão de ser: fique com o GTI. Não irá se arrepender.
Novo Golf GTI 2014: uma obra de arte em forma de carro
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
melhor carro do mundo só.;..
ResponderExcluirHaha Carlos, até você por aqui.
ExcluirEste carro é show de bola!!!
ResponderExcluirQual a cor desse carro? Muito bonita. Seria o Carbono?
ResponderExcluirsim eh o carbono e por sinal muito lindo
ResponderExcluirPostar um comentário